Tecnologia a favor da prevenção e da saúde! É com esse objetivo, que a Saúde de Belmiro Braga e a Vigilância Epidemiológica aderiram ao projeto da Secretaria de Estado da Saúde, para utilizar drones no monitoramento de áreas com maior potencial de proliferação do Aedes Aegypti, mosquito causador da dengue, zika e chikungunya.
Os trabalhos já foram realizados no Centro, Sobragy e Bairro São Nicolau, locais com maior incidência da doença. Uma área total de 26 hectares foi mapeada.
Com as imagens capturadas, é possível identificar mais facilmente criadouros do Aedes aegypti. A partir daí, agentes de combate a endemias visitarão os pontos identificados em até 7 dias para realizar a remoção, eliminação, cobertura ou tratamento do foco.
O uso do drone é complementar aos serviços tradicionais de controle. Todas as outras ações, incluindo as visitas domiciliares, continuarão acontecendo. Vale reforçar também a grande importância da participação de todos no controle dos focos, eliminando todo e qualquer tipo de água parada em lotes, quintais e residências.
O objetivo é unir forças, evitar ao máximo a propagação do mosquito e evitar a alta de casos da doença na chegada do período chuvoso!